Lucas Scaramussa, Franco Fiorot e vereadores são empossados em Linhares

Lucas Scaramussa (Podemos), tomou posse do cargo para o seu primeiro mandato (2025-2028), junto com o vice-prefeito eleito, Franco Fiorot (União), na tarde desta quarta-feira (1º). A Sessão Solene, realizada no auditório da Escola Estadual Emir de Macedo Gomes, também oficializou o início do mandato dos 17 vereadores eleitos em outubro de 2024.
O vereador Caio Ferraz (Podemos), por ser o mais votado, presidiu a Sessão, conforme determina o Regimento Interno da Câmara Municipal. Parte da equipe de secretários também foi anunciada durante a cerimônia.
A Sessão teve início com o discurso do vereador Professor Antônio César (União), que representou a nova legislatura. Ele destacou a diversidade e a responsabilidade dos eleitos em refletir os anseios da população linharense.
“A riqueza de Linhares são as suas pessoas. Somos nós”, afirmou, reforçando a necessidade de políticas públicas que priorizem os mais vulneráveis. Ele também pontuou a importância de romper ciclos de exclusão, “tomando-lhes a capacidade de romper individualmente os ciclos de exploração e empobrecimento que assolam suas vidas.”
Em seu discurso de posse, Lucas enfatizou os dois principais desafios que terá no início de sua gestão: a retomada do diálogo com a cidade e o protagonismo do cidadão.
“Sem revanchismos, sem cicatrizes, mas em paz, e com muita vontade de servir! Assim, caminhando ao lado de todos vocês, respeitando todas as formas de pensar, cumpriremos o Plano de Governo que o linharense escolheu para a cidade”, disse o prefeito eleito.
Lucas destacou que o principal desafio no primeiro ano de gestão será demonstrar e solidificar, através de atos concretos, o compromisso de diálogo com servidores, com a sociedade civil, com profissionais da saúde, moradores, professores, com todos que moram, amam e convivem na cidade.
O prefeito eleito também convocou os vereadores que tomaram posse a trabalhar em parceria “Tenho certeza absoluta de que com a ajuda de nossos vereadores teremos êxito. Nosso compromisso é com cada cidadão desta cidade que confiou o seu voto no projeto que apresentamos para a Linhares de todos. É preciso olhar para frente. Porque tenho certeza de que tempos de paz a igualdade chegarão”, concluiu.
Em seu discurso, Franco Fiorot disse que é um dia que ficará marcado em sua memória ao tomar posse como vice-prefeito da cidade onde nasceu, cresceu, estudou, se formou, constituiu família e dedica a sua vida profissional.
Franco destacou que a missão que assume hoje é de agir com empatia para cuidar das pessoas. “Tem muitas pessoas que choram lá fora e que precisam do esforço do serviço público. E esse choro tem que nos incomodar, o choro de alguém precisa nos incomodar. Não podemos nos acostumar com o choro dos outros, com as dores da cidade. É preciso agir com empatia”, falou.
O vice-prefeito frisou que o Plano de Governo construído em diálogo com a sociedade está muito conectado com o cidadão. “A sociedade requer novos hábitos e novas práticas na gestão pública. E é seguindo esse Plano que iremos executar nossas ações diárias para entregar resultados que melhorem a vida do nosso cidadão. E vamos construir isso com todos aqueles que quiserem ajudar e colaborar”, concluiu.
Governador comenta início de novos mandatos
O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), comentou o início de uma nova etapa para os municípios capixabas com a posse dos novos prefeitos e vereadores eleitos no ano passado. Em comunicado oficial, ele expressou otimismo em relação ao trabalho das novas lideranças municipais e reafirmou o compromisso do governo estadual em apoiar as administrações locais.
“Hoje, dia 1º de janeiro de 2025, marcamos o início de uma nova jornada para nossos municípios! Que os novos mandatários trabalhem incansavelmente pelo bem-estar de suas comunidades!”, afirmou.
O governador também destacou a disposição do governo estadual em colaborar diretamente com os 78 municípios do Espírito Santo. “O governo do Espírito Santo está à disposição de todos vocês para ajudar a cuidar da vida de cada capixaba em cada um dos 78 municípios.”
Anúncio de parte do secretariado
Durante a cerimônia, coube a Franco Fiorot anunciar os nomes dos secretários e de diretores escolhidos para comandar alguns órgãos municipais. Segue a lista:
Secretaria de Administração: Rodrigo Campello (interino)
Secretaria de Agricultura: Rafael Breda Buffon
Secretaria de Assistência Social: Geovana Pádua Gobbo Marinot
Secretaria de Cultura e Turismo: Marcelo Rigoni
Secretaria de Desenvolvimento Econômico: Franco Fiorot (União)
Secretaria de Desenvolvimento Urbano: Poliana Mantovani
Secretaria de Educação: Rosinéia Bergamaschi
Secretaria de Governo (Chefe de Gabinete): Rodrigo Campello
Secretaria de Meio Ambiente: Thiago Magalhães
Secretaria de Modernização da Gestão: João Carlos Souza Filho
Secretaria de Obras e Serviços Urbanos: Saulo Deambrozi
Secretaria de Saúde: Phablo Gabriel Dobrovolsky
Secretaria de Segurança Pública: Eduardo Costa Negro
Controlador Geral: Jardel Magnago (interino)
Procurador Geral: Adalberto Andreata
Diretor Presidente do Ipasli: Ivan Salvador Filho
Diretor Geral do HGL: Alexandre Marin
Nova Mesa Diretora
Após a cerimônia, os vereadores, agora já empossados, seguiram para a Câmara Municipal, onde foi realizada a eleição da Mesa Diretora. A Chapa 1 venceu com 12 votos e ficou composta por:
– Presidente: Roninho Passos (Podemos).
– Vice-presidente: Yupi Silva (PSB).
– 1ª Secretária: Kelley Bonicenha (PSDB).
– 2º Secretário: Sargento Romanha (PL).





